sábado, 13 de setembro de 2008

Na pegada

De volta na pegada aqui estou eu, quer por uns três anos me esqueci de quem realmente eu era. Falando sério agora, a depressão é uma coisa tão peguenta e que corrói tanto que outro dia acordei me lembrando de um cheiro que eu não sabia bem do quê.

Juro. Acordei, fui para a cozinha dar comida para as gatas e lembrei de um cheiro. Tentei sentir, andei por uns 20 minutos pela casa toda e não senti. Mas me lembrava que era algo conhecido, extremamente próximo a ponto de ser confidente. Me sentei no computador, li, escrevi, tentando me lembrar do que era. E exatamente eu não me lembro até agora, só sei quando eu sentia e o que eu sentia.

Estava com meu joelho fodido e a perna com tala por 3 meses, acordava la pelas 10h da manhã em minha antiga casa, jogava com meus amigos e sentia isso. O chão de taco, sol batendo por uma janela fodida cheia de cupim. Sem rumo nenhum, havia a largado a faculdade por desgosto, perdido a namorada e com complicações o suficiente no trabalho pra não ter que voltar nunca mais. E sentia aquele cheiro.

Só que o pior já tinha passado, eu tinha muito o que planejar e executar. E o cheiro me acalmava. Talvez tudo aquilo fosse o sol batendo no chão com pedaços de madeira cheios de cera, talvez nunca tenha sido nada de especial, mas eu vou voltar pra lá e espero sentir isso novamente...

como senti hoje, no set de filmagem, trabalhando pra cacete esporadicamente, em outras horas conhecendo pessoas interessantes o suficiente para que possa escrever histórias. Cada uma com uma amargura e delicadeza de lascar, de ter me visto em papel ativo ou de vítima em cada uma delas, mas a cada lágrima que reclamam eu até me arrependo de arregaçar um canto de sorriso no rosto e pensar que entendo.

2 comentários:

DF disse...

Chama-se memória olfativa. O cheiro era o abrigo, saca quando o gato fica mamando em qualquer pedaço de pano, mesmo quando adulto?É a mímese do momento em que havia a proteção da mãe, provavelmente ele foi desmamado antes da hora. A mesma coisa acontece contigo e esse cheiro misterioso que te acalma.
Quando eu estava ssim, acordava e me sentia jogada, não tinha posse do meu corpo - como se algo o separasse a minha alma dos meus braços, olhos...Eu acho que você fica melhor contente e deveria batalhar todos os minutos pelo direito sacro a ficar contente, com cheiro ou inodoro =)

Anônimo disse...

A memória olfativa é uma coisa de louco eu tenho muito disso, na verdade eu tenho um problema sério com minhas memórias. Lembro de muita coisa, muitos detalhes que muita gente esqueceu e eu fico com cara de louco quando lembro por exemplo em detalhes um dia comum na época que eu tinha 8 anos.

Mas o pior é quando nos enganamos com nossas próprias memórias. às vezes esta memória que nós temos não é real e o que acontece é que nós criamos uma memória, uma cena ouma lembrança e a assumimos como real.

Como já dizia Whilhelm von Kraubt "Was ist ein Furz, für die alle ist shit?" ou Polidopoulos Kalatopappos "Τι είναι μια κλανιά, για τους οποίους όλα είναι σκατά;" pense nisso, mas como dizia o poeta, não pense muito.